25 de Abril de 2023
Uma das principais demandas operacionais que afetam o planejamento logístico são os gastos com pneus. Essa é, geralmente, a segunda maior despesa da maioria das frotas, ficando atrás apenas dos gastos com combustíveis. Por estarem em contato direto com o solo e enfrentarem fatores como condições das estradas e peso da carga transportada, os pneus sofrem com desgastes e outros problemas ao longo do tempo.
Ao monitorar aspectos como pressão e temperatura, através da telemetria, é possível prevenir ocorrências que diminuem a vida útil dos pneus. Isso impacta diretamente nos custos de manutenção da frota, o que torna fundamental o acompanhamento desses indicadores.
Se você já se questionou sobre essas dúvidas, continue lendo este conteúdo:
→ Quais as principais causas que levam ao descarte e perda de pneus?
→ Quais rotinas e processos são mais adequados para prevenir o desgaste acelerado dos pneus?
→ Como fazer a manutenção adequada dos pneus?
Benefícios da gestão dos pneus com telemetria
Agora que entendemos o impacto dos pneus na planilha de custos operacionais e como a telemetria pode contribuir na prevenção dos pneus, é importante conhecer as vantagens de uma boa gestão de frotas. Além de proporcionar mais segurança aos motoristas e frotistas, a gestão de frotas com telemetria dos pneus traz lucratividade e rentabilidade. Por meio de uma gestão eficiente é possível aumentar em até 30% a vida útil dos pneus. Vale ressaltar que, nos implementos rodoviários, os pneus têm uma média de rodagem de até 100 mil quilômetros, podendo chegar a 130 mil quando é feita uma gestão adequada com acompanhamento das pressões e temperaturas.
Tecnologia Fleetsense é opção para gestão de pneus
Atenta às demandas do mercado e dos clientes, a Librelato oferece a tecnologia Fleetsense como soluções para uma gestão de frotas prática e integrada.
Com a tecnologia Fleetsense é possível ter o acompanhamento minucioso do seu implemento, com diversos indicadores de desempenho em tempo real. Os pacotes Fleetsense ABS PRO e EBS PRO, além de alertar o motorista sobre falhas de pressão e temperatura dos pneus, mantém todo o histórico, sendo possível realizar análises de ciclo de vida útil de cada pneu, bem como emitir avisos de possíveis roubos ou furtos de pneus, informando horário e local dos acontecimentos.
Como podemos ver, a gestão dos pneus é uma vantagem competitiva por trazer retornos financeiros, segurança nas estradas e prevenção de riscos. Quando bem-feita, resulta em operações mais eficientes e na redução de despesas logísticas, assim como em inovação para a empresa, principalmente com o auxílio de softwares de gestão de frotas como o mais recente e facilitador sistema Fleetsense.